Todo mundo reclama do trânsito em Curitiba e sim, mas sabe, depois de conhecer outras cidades, podemos seguramente dizer que o trânsito aqui é muito bom!
Sim tem muito carro, não, não tem metrô e não, o povo não é super educado como em Gramado, por exemplo. Mas no geral, ele é bom sim senhor! É tudo bem organizado e bem sinalizado e não dá pra jogar a culpa na cidade. Não tem metrô e pelo visto nunca vai sair do papel, mas tem um bom sistema de transporte com os ônibus.
O sistema de ônibus de Curitiba é estudado no mundo todo e inclusive. Mas além do sistema de canaletas especiais para ônibus, tem outros vários tipos por aqui. Tem os amarelos, os verdes, os azuis, os prateados, os brancos, os laranjas e os vermelhos. É uma confusão de tanta opção, então achei bacana explicar quem é quem nas ruas e como você pode se locomover por aqui.
- Os vermelhos
Esses são aqueles conhecidos mundialmente. São os das canaletas que funcionam como um metrô pois tem rua própria, ou seja, são rapidíssimos porque não tem o trânsito, as paradas são tubos especiais fechados (bom para nossos dias de chuva) e se precisar trocar para completar o trajeto, dá pra pegar sem pagar nova tarifa. Os ônibus são chamados “biarticulados”, pelo simples motivo de: tem duas articulações no meio. Eles são bem compridos.
Problemas dessa rede: LOTA. Tem dias que a fila pra entrar no tubo pega a quadra toda.
O pagamento da tarifa nesse ônibus é na entrada do tubo. No ônibus é só entrar, tipo metrô mesmo. Tem cartão aqui também, que você pode pagar uma quantia x e só passá-lo na entrada. Normal e prático pra quem usa sempre.
Tem outro vermelho circulando na cidade, e eles ligam alguns pontos de Curitiba à cidade vizinha de São José dos Pinhais. Ele fica mais em SJP, mas faz alguns trajetos trazendo o pessoal pra cá e vice-versa. É um vermelho mais escuro, de tamanho regular e usa as ruas normais, não canaletas. Não tem como confundir com os outros vermelhos!
- Os amarelos
Esses tem aos montes e são os que levam pra cada canto da cidade. Os vermelhos tem esse probleminha, pois cortam a cidade em alguns sentidos ligando pontos distantes, mas não entram em bairros mais residenciais.
Os amarelos circulam por tudo, porém pra trocar, paga de novo. É o próprio motorista que cobra ou, em ônibus mais novos, é obrigatório ter o cartão de ônibus. Não há mais cobradores.
As paradas são normais de rua e eu acho nossas paradas bem bacaninhas. Tá, é claro que tem paradas que passam despercebidas pois são apenas plaquinhas pequenas em um poste qualquer. Só sabe que ali passa o ônibus quem anda todo dia naquela linha.
- Os verdes
Esses são os interbairros, e são 6 linhas que operam dessa forma. São trajetos circulares ligando claramente, os bairros, só que de forma circular passando por fora do perímetro central. Ótimo, pois pega menos trânsito.
- Os brancos
Assim como o interbairros que é circular por fora do centro, os brancos fazem ao contrário, passam apenas dentro do centro. Nunca andei nesse, então não sei se são muito cheios ou não.
- Os prateados
Os prateados são linhas diretas, circulam pelas ruas e as paradas também são em estações tubo. É bom porque é rápido também, mas lota. Tem tamanho normal pois circulam na rua normal e não nas canaletas. Se parar e fizer troca em terminais centrais, não precisa pagar de novo para subir em outra linha. Mas isso só nos terminais, hein!?
Ah, pode chamá-los de Ligeirinho, é o apelido dele na cidade.
- Os azuis
Esse é o modelos mais novo da cidade e circula nas canaletas dos vermelhos. A diferença: são mais compridos e fazem poucas paradas. Eles são diretos e pra quem precisa atravessar toda a cidade, é uma super mão na roda!
- Os laranjas
Esses são conhecidos como alimentadores. Ligam bairros aos terminais principais e também ligam regiões metropolitanas daqui, como Colombo, Pinhais e Campo Comprido. Como ele circula nas ruas normais, as viagens são longas, pois além do trajeto maior, pega muito trânsito!
É nessa linha que tem a opcão midi, que leva até a Unicenp, uma faculdade mais afastada do centro e que não é alimentada por ônibus biarticulados vermelhos.
- PLUS: Os híbridos
Cidade consciente né? Esses também são novinhos e funcionam na linha dos amarelos mesmo. É a mesma coisa, só que são melhores pro meio ambiente. São adesivados e identificados.
Nos domingos a tarifa é mais barata, custa R$ 1,50. Por outro lado tem menos ônibus circulando e as esperas são maiores. Aqui tem um site super bacana com todas as notícias e explicações sobre nosso sistema de transporte.