Como é o clima em Curitiba

Desde sempre morando em Curitiba e continuamos nos surpreendendo e ainda pior, esse tempo continua nos enganando! Não é fácil viver com o clima de Curitiba. Tudo o que falam de Curitiba é verdade: faz bastante frio e chove. Mas no mesmo dia ainda pode fazer 30º e os curitibanos ainda vão continuar comentando “ah esse tempo estranho.”

Aí claro, você pensa, “mas gente por favor, saiam de casa prevenidos!”. Acreditem, meio que não dá muito certo. Curitiba é 8/80 demais, e sempre que alguém está vindo pra cá e pergunta do clima falamos pra trazer um pouco de tudo. Aqui faz inverno no verão, verão no inverno, verão e inverno no mesmo dia, verão num dia e inverno no outro.

Pra  acertar no clima daqui dou algumas dicas:

  1. Sempre (sempre mesmo) tenha um guarda-chuva com você

Sempre temos um guarda-chuva, mas quando esporadicamente não temos… chove! Sempre deixamos um no carro, quando saímos a pé levamos junto e se por acaso não dá pra levar porque fica pesado, é colocar blusa/casaco com gorro.

Blusa de gorro pode ser uma ótima pedida pra por na mala pra vir pra cá, hein?

  1. Tenha sempre (sempre mesmo 2) um casaco por perto

Igual ao guarda-chuva, casaco é sempre necessário. Você pode ousar e no verão ter só um casaquinho básico na bolsa, mas  talvez você precise de um casaco de pele. Vai saber?

Foto: Gazeta do Povo

  1. Por via das dúvidas, pegue uma echarpe

Pra garantir, põe uma echarpe na bolsa. Não ocupa tanto espaço e se caírem 20 graus, até ajuda durante o dia. É um plus. E se ficar calorzão mesmo, faz um estilo e amarra na alça da bolsa, prende o cabelo… echarpe tem 1001 utilidades, seja criativo.

  1. Pés de fora x bota

Ousado eu diria. Bem ousado. Abriu sol aqui, a gente põe sapatilha, sandália… aquela leveza toda. Aí chove. E neva. E os pés congelam.

E ao mesmo tempo quando colocamos bota porque “nossa, hoje tá muito frio”, 3h depois é Curitiba 40º. Pode ser perseguição climática, não pode? Isso confunde gente! Pra homem é mais fácil porque eles estão sempre com a dupla tênis+meia, mas mulheres sofrem muito com pés. Mulheres: sejamos práticas e prevenidas, traz um sapato mais fechado pra garantir, que dê pra usar com e sem meia.

  1. Camadas

Clássico: regata, manga média, casaco, casacão. Você usa tudo durante o dia. Mas tem um detalhe importantão, jamais saia de pijama por baixo. Porque vai esquentar bem nesse dia.

Resumo do dress code curitibano pra fazer a mala: estilo cebolão.

A coisa é sair com metade do guarda roupa no corpo. Se estiver de carro utilize-o como armário deixando sempre uma opção de sapato diferente da que está usando, protetor solar, chapéu, casaco de pele, biquíni, echarpe, meia calça (vai que precisa por por baixo pra esquentar) e também um leque pro calor. Se estiver turistando sem carro, usa uma mochila com tudo isso.

Pra quem vem de fora, é sempre bom lembrra que é verão mas…

…pega sua blusa de lã pra garantir. Não subestime o clima curitibano, é verão mas é bom ter uma blusa de lã na mala; é inverno mas é bom trazer um biquíni. Na boa, é sim.

COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email