10 motivos para vir a Curitiba

Ainda não veio conhecer Curitiba e acha que é apenas uma cidade de passagem para outros destinos? Tem medo do frio ou dois curitibanos? Não sabe falar curitibanês e enfatizar o “E”? Não tem problema! Hoje damos aqui 10 motivos pra você parar com essa bobeira e vir logo pra cá!

1. Comilança

Aqui tem MUITO restaurante bom, muito muito. Os preços ainda são bons se comparados às outras capitais brasileiras e com R$ 50 dá pra comer muito bem.

Opções não faltam, tem de tudo e de tudo muito. Muitos restaurantes chineses/japas, tem tailandês, mexicanos, italianos então nem se fala, tem muito! Churrascarias excelentes e restaurantes por quilo maravilhosos. O fato é que curitibano come muito bem.

E pra completar a gente ainda tem o Tour Curitidoce, que passa por várias docerias da cidade e o Tour Comida de boteco, que o nome já diz tudo.

2. Praça Espanha

Esse tem que ser O point atual da cidade. Ninguém é alguém nessa cidade se nunca foi passar uma tarde lá. Não importa o dia que vá, tem que ir, sempre tem o que fazer. Tem muitos restaurantes bons por ali, lojinhas muito gracinha, sorveterias e confeitarias.

Sábado sempre tem eventos, bandas, aula de yoga e feirinha. Domingo a praça fica “livre” de eventos, mas se tiver sol, lota de gente. Ir de carro ali acaba sendo meio chato para achar vaga, mas ah… é Praça Espanha, tem que ir.

3. Feirinha do Largo e um Centro cheio de História

Conhecidíssima e não à toa. A feira hippie que acontece aos domingos no Largo da Ordem é indispensável para quem ver passear em Curitiba. É enorme e muito bem organizada. Além das barracas de rua, tem várias lojas de artesanato nos arredores, galerias, museus e exposição de carros antigos.

A dica é chegar cedo, porque depois das 10h30 fica insuportável andar por lá, ainda mais se for verão, que além de ficar mais cheia, o sol torra! Aproveite para passear pelo centro histórico e conhecer mais sobre Curitiba, além de ver construções incríveis e visitar museus e a Mesquita.

4. Cervejarias Artesanais

Curitiba está se destacando internacionalmente por conta das cervejarias. Temos MUITAS aqui, mesmo! Já são quase 100, e tem muita cerveja boa! Temos diversas opções de passeios e visitas nas mesmas, e já contamos aqui sobre a GaudenBier, sobre a Klein, a rota da cerveja em Pinhais e circuito do centro histórico. Ainda não deu pra visitar todas!

5. Ar condicionado natural

O motivo 5 é pra quem quer se afastar do calor um pouco, sentir que está nos Alpes e se refrescar um pouco. Curi é normalmente fresquinha de fábrica. Até faz sol e calor, dura 2 dias e esfria de novo. O sol aparece só pra dar um oi básico e mostrar que ainda existe, senão curitibanos não saberiam o que é isso.

De qualquer forma, é normal que mesmo com sol role um ar frio. Se vier pra cá, não importa a época, traga um casaquinho. E um guarda-chuva, porque aqui nunca se sabe, neva de manhã e faz 30º a noite.

6. Muito verde

Nossa cidade é conhecidíssima pelo tanto de verde que tem. De fato aqui tem muito. Temos muitos parques, bons, grandes, limpos e gostosos de passear.

A maioria deles é indispensável e você tem que conhecer. Dentre estes temos: Parque Barigui (o maior e mais conhecido), Jardim Botânico (ou esse é o mais conhecido? dúvida!), Parque Tingui, Parque Tanguá, Bosque do Papa, Bosque Alemão, Parque São Lourenço, Passeio Público e só mais outros 36 na lista. Isso mesmo TRINTA E SEIS outros parques.

Ah e um adendo sobre o Bosque Alemão… ele é muito legal, ainda mais para crianças. Lá tem um caminho para percorrer tipo uma trilha, e pelo caminho tem toda a história de João e Maria. É bem bonitinho!

Você pode achar tudo sobre os parques neste site.

7. Festival de Teatro

Curitiba é cheia de cultura e eventos bacanas. Um deles é o Festival de Teatro.

Todo ano um monte de peças ótimas vem pra cá e vale muito a pena ir vê-las. Tem para todos os gostos e todo ano o livrinho com peças aumenta, ou seja, cada vez mais coisa legal.

Pra vir é bom se antecipar, porque fica tudo lotado e muitas peças ficam esgotadas bem rapido. Ah, não é só em teatro que rola peça, tem espaços culturais e várias na rua, gratuitas.

São 2 semanas muito legais e cheias de cultura!

8. Rua XV

Essa tem que ser a rua mais conhecida da cidade. Pra quem já foi a Buenos Aires e não veio pra cá, pode comparar com a Calle Florida, só que sem alfajor e mais larga um pouco.

Ali tem de tudo, lojinha e lojão, loja cara e loja barata. É muito legal passear ali e entrar em todas as lojas e só olhar todos os tipos de pessoas possíveis e imaginárias. Uma das confeitarias mais antigas e conhecidas de Curitiba fica ali também, a Confeitaria das Famílias, toda antiga e muito gostosa.

9. Oil Man

Qual cidade do planeta tem figura tão peculiar quanto nosso queridissimo Oil Man? Na boa, não tem.

Nenhuma personalidade do mundo tem toda essa ginga e coragem que Nelson Rebello tem: andar de bicileta usando apenas sunga e óleo. Além de pedalar em look praia, Nelson é professor e um cara muito bacana.

10. Talvez uma das 7 cidades mais bonitas do mundo?

É isso mesmo caro leitor. Essa semana saiu uma matéria na Gazeta do Povo anunciando esse concurso. Nossa cidade está participando de um concurso organizado pela New 7 Wonders das 7 cidades mais bonitas do mundo! Quanta honra não?

Junto com nossa cidade fria, estão outras 299 cidades, e o concurso todo começou em janeiro com a indicação de 1200 cidades. Ainda tem várias votações rolando até a final em 7 de julho de 2014.

COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email