Calçadas Petit-Pavé de Curitiba

Quem visita Curitiba tem o prazer de caminhar nas longas calçadas cheias de recortes de pedrinhas e uma espécia de quebra cabeças preto e branco, são as calçadas petit-pavé, também conhecido como mosaico português. O que muita gente não sabe, é que além do charme que elas dão à cidade, os desenhos que formam carregam muita histórias.

 

Um pouquinho mais de histórias…

As calçadas foram criadas pelo artista do Movimento Paranista Lange de Morretes no começo do século 20 quando vários artistas do velho continente vieram para as ex-colônias de Portugal. Uma das primeiras calçadas a receber o mosaico foi a Praça Tiradentes que carrega a história de temas indígenas e como todos amaram, a ideia pegou e alguns lugares bastante conhecidos de Curitiba foram homenageados com seus nomes gravados no chão, como no caso de galerias e redações de jornais, outras com desenhos de pinhões e a árvore da Auaucária (símbolo de Curitiba), e também algumas figuras geométricas que fizeram parte do movimento art noveau.

 

curitiba

 

Onde achar essas obras de arte em forma de calçadas…

Pertinho da Praça Tiradentes você encontra nas calçadas com desenhos modernistas, com motivos geométricos criados pelo arquiteto Osvaldo Navaro. Na Praça Osório as calçadas curitibanas tornam-se um charme desenhadas com pinhões nas laterais e desenhos com linhas sinuosas que fazem parte do movimento art noveau. Ao lado do Teatro Guaíra você encontra as lindas ondas do mar e próximo a qualquer parque você consegue pisar nos desenhos de Araucárias e indígenas que circulam pela cidade.

 

Sem título

 

mosaico3

 

Gostou? Confira nossos produtos cheios de petit-pavê para você nunca esquecer dessa cidade maravilhosa: http://www.curitibanabagagem.com.br

VOLTAR